Acufenometria e zumbido
Dra Elaine Miwa Watanabe é médica otorrinolaringologista pesquisadora em zumbido no ouvido
O que é acufenometria?
Primeiramente vamos definir o que é zumbido: é a percepção de um som dentro do ouvido ou da cabeça e não se trata de um som vindo do ambiente.
Pois bem, a acufenometria é um exame que consegue mostrar as características do zumbido de modo mais objetivo. Ou seja, segundo a literatura mundial são as chamadas características psicoacústicas do zumbido. Por isso, em qualquer lugar do mundo, outros profissionais conseguirão entender como é o seu zumbido.
O que são características psicoacústicas?
De fato, são as características sonoras do zumbido. De tal forma que existem basicamente 4 parâmetros principais e vamos discutir cada um deles:
- Frequência
- Intensidade (Loudness)
- Limiar mínimo de mascaramento
- Inibição residual
Qual é a medida de frequência do seu zumbido?
Se é um som fino ou grosso, em outras palavras, se o som é agudo ou grave. Dessa forma, teremos a medida da frequência do zumbido, medido em hertz ou Hz, geralmente entre 250 a 16.000 Hz. Uma vez definido, temos então o que chamamos de Pitch do zumbido. Se acaso o paciente tiver perda auditiva, mesmo que considerada mínima e coincidir com o pitch, um dos recursos utilizados para tratamento do zumbido pode ser o aparelho auditivo.
Qual é a intensidade do seu zumbido?
Sob o mesmo ponto de vista, o volume do zumbido pode ser alto ou baixo. Por conseguinte, é possível medir essa informação em decibeis.
O que é o limiar mínimo de mascaramento?
Depois de medido o pitch e a intensidade do zumbido, talvez exista um som capaz de mascarar o zumbido. Ou seja, essa parte do exame verifica qual é o som mínimo necessário para que o zumbido não seja percebido.
O que é inibição residual?
De conformidade com a literatura, aplica-se um som um pouco acima do que som que foi suficiente para mascarar o zumbido. Logo após o encerramento desse som, questiona-se ao paciente se houve alguma mudança na percepção do zumbido. Assim que o som é interrompido, existem várias possibilidades: o zumbido pode sumir durante um tempo, diminuir ou permanecer igual.
Acufenometria é sempre necessário?
Embora seja um exame bom para validar as características do zumbido, não se trata de um exame barato. Conforme a experiência do médico que trata zumbido, nem sempre será pedido. Eventualmente, o médico pode optar por outros métodos para tentar avaliar essas características, como por exemplo com o uso de diapasão durante a consulta. Contudo, nem todo zumbido é mensurável, portanto, nem sempre será possível fazer a acufenometria.
Para que serve acufenometria?
Com o intuito de diagnóstico, esse exame pode ajudar a verificar se o pitch coincide com alguma eventual perda auditiva, mesmo que ela seja mínima. Da mesma forma, se o intuito for tratamento, as características psicoacústicas podem ajudar no aconselhamento e em ajuste de aparelho auditivo se esse for o caso. Por outro lado,se a intensidade do zumbido for alta, também não significa que o zumbido é mais incômodo.
O exame pode mudar de uma hora para outra?
Em virtude das mudanças de qualquer condição do nosso corpo, seja ela emocional, metabólica, entre outros, sim, o zumbido pode mudar e portanto, a acufenometria também.
Bibliografia:
- Zumbido.Oiticica J, Mezzalira R, Cassou R, Bittar R (EE). Thieme Revinter. 2022. 1ª edição.
- Site Tinnitus Iniative Research: Diagnostic Flowchart. Disponível em<https://www.tinnitusresearch.net/index.php/for-clinicians/diagnostic-flowchart> 2023.
- Imagens Pixabay